É no que se vão transformar se o vosso cancro da mama for hormonal e ainda estiverem em idade fértil. Primeiro, o oncologista diz-vos de forma técnica e quase que com uma certa alegria, que a quimio vos vai provocar uma «castração química» (fiquei gelada quando ouvi isto, eu que só esperava o inevitável daqui a uns aninhos).
Depois a terapia anti-hormonal, vulgo Tamoxifeno, faz o resto: precipita-vos numa menopausa galopante e agravada de cinco ou dez anos.
Estão a ver aquela cinquentona gorda com mau cabelo que vos olha com raiva porque puseram uma mini-saia que até vos cai muito bem, porque, apesar da idade, se mantêm em forma? Ou a outra cabra monopausica que trabalha convosco e vos lixa só porque a vida ainda tem muito para vos dar, a carreira promete e têm uma postura jovial? Pois, se não tiverem cuidado, serão vocês esse monstro muito em breve.
A mim, o período (sempre certinho, de 28 em 28 dias) desapareceu-me a meio da quimio e quando esta acabou comecei a notar que o meu pavio, já de si curto, está minúsculo - fervo em pouca água e, claro, sobra para o dedicado companheiro e para quem está mais próximo. Terei, como os médicos tanto querem, entrado em menopausa? As minhas pobres articulações e ossos, que são o meu calcanhar de Aquiles, tremem, quando penso nisso.
Para além disso, como, para já, não estou a tomar o Tamoxifen ainda não começou a engorda, mas se me decidir pelo maldito, terei de me preparar para abandonar o equilíbrio entre os meus 56 quilos e o metro e sessenta e seis e preparar-me para um novo guarda roupa XXL (com aquelas lindas camisas às flores tipo toalha de mesa e saias saco de batata).
Portanto, a solução é exercício a duplicar (não, duas vezes por semana não chega) 10 a 15 doses de vegetais e fruta por dia, 0 açucares e farinhas refinados, nada de cafeína, pouca carne e leite. E muito riso e sexo….
Desculpem lá este desabafo mas já agora leiam os posts sobre as possibilidades de protecção da fertilidade (que não nos são propostas pelos médicos) e sobre as alternativas ao Tamoxifeno que já deveriam estar comercializadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário